top of page
  • Foto do escritorEcobio

Empreendedorismo Social

Atualizado: 17 de jul. de 2020

Utilizar técnicas de gestão, inovação, criatividade, sustentabilidade e outras com o propósito de maximizar o capital social de uma comunidade, bairro, cidade ou mesmo país. Resumindo, empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas.




"Não foca no mercado e sim nas situações de risco social. Seu objetivo é a sustentabilidade do projeto e não a da empresa".

Para isso, os empreendedores criam modelos que podem ser lucrativos e sociais, por meio de medidas sustentáveis, que gerem não somente dinheiro, mas tragam melhorias em todos os setores de uma comunidade. Esta maneira de desenvolver um negócio busca uma forma de vida mais justa com menos desigualdade social.


O empreendimento social não nasce somente pela oportunidade de negócio mas sim, pela necessidade das pessoas, de uma comunidade ou de uma região. O que se faz necessário para melhorar a qualidade de vida, da dignidade humana e da transformação social.


A riqueza é o meio para atingir o objetivo social


O grande diferencial o empreendedorismo tradicional do empreendedorismo social é o lucro. Para o tradicional, o lucro é o objetivo principal do negócio, assim como atender a mercados que pagam pela contraprestação, seja ela, um produto ou serviço. Portanto, esse tipo de negócio é projetado para gerar lucro financeiro, sendo essa a condição essencial para a sustentabilidade do negócio.


Por outro lado, o empreendedorismo social não tem como prioridade criar lucros, sim busca valor que gerem uma transformações eficiência para a comunidade em que atuam. O alvo é atender uma população carente e necessitada. Contudo, o empreendedorismo social não significa que o projeto não tenha lucro, e sim que essa riqueza gerada cumpra o objetivo social.


Empreendimentos sociais podem e devem obter renda, porém essa renda não se torna lucro e sim investimento na continuidade dos projetos e o meio pelo qual o verdadeiro resultado pode ser alcançado. Não deixando de considerar que os seus resultados ser constantemente monitorados e avaliados.


8 Características do Empreendedorismo Social


Primeiramente o empreendedorismo social, sem dúvidas, gera valor para a sociedade e por isso busca atrair seu público, parceiros e oportunidades. Veja 8 características e competências do empreendedorismo social.

  1. Foco em comunidades carentes

  2. Solidariedade

  3. Empatia

  4. Criatividade

  5. Inovação, ousadia e atitude

  6. Responsabilidade

  7. Transparência

  8. Aprendizagem Contínua

Exemplos de Empreendedorismo Social


Para começar é preciso saber qual o problema a ser solucionado. Como exemplo, o desemprego, a evasão escolar, a prostituição infantil são exemplos de problemas sociais. O empreendedor social busca pelos inúmeros setores em que existe uma deficiência e propõe uma solução que melhore e transforme a vida das pessoas. Como por exemplo:


  1. Inclusão Digital

  2. Cursos profissionalizantes

  3. Revitalização de comunidades

  4. Consultoria para pequenos empreendedores

  5. Consultas na área da saúde de forma acessíveis

  6. Inclusão digital

  7. Hortas coletivas

  8. Reciclagem

Alguns livros que ajudam a saber mais sobre o Empreendedorismo Social




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page