top of page
  • Foto do escritorEcobio

Empreendedorismo Sustentável

Não se refere apenas aos negócios focados em ações ambientais, mas também nos resultados financeiros e sociais das empresas.


O conceito de empreendedorismo sustentável é recente, mas ainda não se definiu, ao certo, qual a nomenclatura para as empresas que procuram adotar mudanças na sua gestão, visando diminuir os danos à natureza.


Alguns especialistas preferem utilizar o termo “empreendedorismo orientado à sustentabilidade”, mas basicamente, o empreendedorismo sustentável caracteriza uma modalidade de negócios em que a geração de lucro é combinada ao desenvolvimento responsável do meio social e do meio ambiente. As empresas que se enquadram nesse modelo de empreendedorismo exercem suas atividades por meio de medidas que não prejudicam os ecossistemas, demonstrando preocupação com os fatores socioambientais tanto quanto com o sucesso de seus negócios.


Independentemente de qual for o nome de sua preferência, é importante entender que esse empreendedorismo continua trabalhando visando o sucesso, o topo de sua categoria. O empreendedor sustentável, portanto, se caracteriza por buscar a lucratividade a partir de processos humanizados e que respeitem o meio ambiente.


Sustentabilidade nos Negócios


A sustentabilidade nos negócios geralmente aborda duas categorias principais:

  • O efeito que o negócio tem no meio ambiente

  • O efeito que o negócio tem na sociedade

O objetivo de uma estratégia de negócios sustentável é causar um impacto positivo em qualquer uma dessas áreas. Quando as empresas deixam de assumir responsabilidade, o oposto pode acontecer, levando a questões como degradação ambiental, desigualdade e injustiça social.


A importância da Sustentabilidade


A sustentabilidade não apenas reduz os riscos globais, pode ainda impulsionar o sucesso dos negócios. Atualmente, vários investidores usam as métricas ambientais para analisar as práticas de impacto e sustentabilidade ética de uma organização. Os investidores analisam fatores como a pegada de carbono da empresa, o uso da água, os esforços de desenvolvimento da comunidade e a diversidade do conselho.


Empresas com iniciativas de sustentabilidade podem ajudar a melhorar o desempenho financeiro enquanto promovem o apoio público. Os fatores motivadores mais fortes para adotar uma mentalidade sustentável são: alinhar-se aos objetivos, missões ou valores de uma empresa; construir, manter ou melhorar a reputação; atender às expectativas do cliente; e desenvolver novas oportunidades de crescimento.


Como criar um negócio sustentável ?


1. Avalie o problema e defina os objetivos: avaliar o que significa sustentabilidade para sua equipe, empresa, setor e cliente. Considere os grandes problemas que cada um desses grupos consideram uma prioridade. Responda as perguntas a seguir para ajudar na definição dos seus objetivos de sustentabilidade da sua empresa:

  • Quanto desperdício a organização está criando?

  • A cultura da nossa empresa está evoluindo em direção aos nossos objetivos?

  • Nossas práticas de contratação atraem diversos candidatos a emprego?

  • Nosso produto é direcionado para ajudar um determinado público?

  • Qual o impacto da nossa empresa na comunidade local?


2. Defina sua missão: Uma declaração de missão eficaz descreve o foco da sua empresa em “fazer”. Ela deve efetivamente capturar os valores e a finalidade da sua organização e servir como uma luz orientadora do porquê você faz o que faz. Em outras palavras, sua declaração de missão deve definir as cinco questões da sua empresa: quem, o que, quando, onde e por quê.


3. Crie sua estratégia: Com os objetivos e missão definidos, o próximo passo é elaborar uma estratégia de negócios sustentáveis, é importante garantir que sua empresa continue lucrativa. Esta é sua prioridade número um. Você não pode ajudar sua causa se não puder continuar no negócio. E, como comprovado, seus esforços de sustentabilidade podem ajudá-lo a se tornar mais lucrativo.


Considere o seguinte: sua empresa geralmente deixa a luz e equipamentos ligados durante a noite, mesmo quando não há funcionários no local? Imagine quanta economia poderia ser obtida, tanto em recursos de custo quanto de energia, se a última pessoa no escritório simplesmente os desligasse? É uma atitude simples e que gera grandes resultados.


Existem várias estratégias específicas para o seu setor que podem aumentar sua eficiência operacional enquanto impulsionam o valor social e interno. Construir uma estratégia robusta de sustentabilidade pode ajudar tanto a empresa quanto o meio ambiente a longo prazo.


4. Resultados: Com a estratégia definida, é fundamental revisar seu processo periodicamente para garantir que seus objetivos, missão e progresso permaneçam alinhados.


O seu negócio é sustentável?


Quando os objetivos se tornam um propósito, uma história poderosa é estabelecida. Essa história guiará sua missão e permitirá que você crie um plano acionável. Este plano está pronto para gerar resultados e torná-lo um verdadeiro realizador. Não se preocupe se os resultados não vierem imediatamente; o caminho para 100% de sustentabilidade é longo e pode levar o teste a algumas abordagens diferentes para que você faça seu maior impacto.


Quer saber mais? Seguem alguns livros que indicamos para melhorar seu conhecimento no assunto


Fonte: Portal Dale Carnegie

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page