top of page
  • Foto do escritorEcobio

A importância da liderança sustentável no pós-pandemia

A liderança sustentável não tem só a ver com exercer o papel de líder. É também uma forma de manter toda a empresa trabalhando em harmonia, integrando quatro âmbitos: o econômico, o ambiental, o cultural e o social.


A liderança nas empresas


Nas empresas e corporações, muitas vezes o trabalho não é desenvolvido de maneira fácil. Por isso, existe o líder, que consegue promover na equipe mais união na criação de um trabalho melhor em que todos consigam atingir os seus objetivos.


A liderança é um dom importantíssimo para o bom funcionamento de uma organização. Ela nada mais é do que a capacidade de um indivíduo conduzir um grupo de pessoas com sucesso de maneira que juntos, possam concluir um bom trabalho. Essa maneira de lidar bem com as pessoas é uma característica importante no gerenciamento de uma empresa, já que é responsável por fazer com que todos trabalhem apesar de suas limitações e diferenças.


A liderança sustentável


Por meio da liderança sustentável é proposta uma vivência equilibrada entre as tarefas que devem ser feitas pelo local e o meio ambiente. Assim, a empresa cresce de maneira adequada e usa os recursos naturais que tem acesso de modo que nenhum dos dois seja prejudicado.


Esse profissional cria um ambiente mais propício para um trabalho produtivo e agradável. A liderança sustentável observa quais os pontos fracos e fortes do ambiente e fica atento às pessoas que têm mais aptidão para determinadas áreas, utilizando-as em ações específicas.


Esse tipo de liderança é considerada um modelo a ser seguido por mais profissionais no futuro, pois além de lidar com a empresa, há nela um senso de preocupação também com a comunidade que a cerca, por meio de ações sustentáveis que tornem a vida delas melhor.


No pós-pandemia, a liderança sustentável deve estar à frente de decisões


Enquanto se aflora o debate sobre o "novo normal" por causa da Covid-19, existe para as empresas sustentáveis além do lucro, a preocupação com os impactos sociais e ambientais. Nesse momento tão incerto é necessário questionar padrões de consumo e qual o efeito deles individual e coletivamente.


É preciso que tenhamos consciência de que somos agentes dessa mudança e temos a missão de pensar globalmente e agir localmente, seja na atuação em empresas ou no terceiro setor, quanto no ambiente acadêmico e em movimentos sociais. Tudo isso é a personificação do que chamamos de Liderança Sustentável.


Existem ainda as dificuldades já que para a retomada da pandemia do Covid-19, o retorno financeiro não será imediato. É necessário ter a consciência de uma mudança de cultura e da colaboração de todos para realizar as mudanças necessárias. A pandemia pode ser a chance de oportunidade , as empresas resistentes vão ficar para trás, sem investimentos de pessoas, e tendem a ter um resultado catastrófico.


Quer saber mais? Indicamos os livros a seguir


Fonte: Blog CathoEdu; Uol ECOA

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page