top of page
  • Foto do escritorEcobio

Turismo Ecológico

Atualizado: 18 de jul. de 2020

É possível fazer um turismo ecológico preservando o meio ambiente




O turismo ecológico no Brasil é um dos principais atrativos devido as belezas naturais, apresentadas em paisagens incríveis, diferentes biomas, florestas e rica fauna e flora. Para os amantes desse tipo de turismo, o Brasil é um dos destinos mais procurados.


Por que Turismo Ecológico?

O turismo ecológico promove um contato mais próximo entre as pessoas e a paisagem, sem agredi-la. Isso significa que, apesar da interação do viajante, os recursos naturais sempre serão preservados. Ou seja, as áreas visitadas não devem ser desmatadas, sendo necessário ter cuidado com o descarte de resíduos e havendo proibição de caça e pesca, entre outros aspectos..”

O Ministério do Meio Ambiente define essa prática como o conjunto de atividades turísticas que utilizam o patrimônio natural e cultural, incentivando sua preservação e conservação, com estímulo à formação de consciência ecológica dos viajantes.




A Importância do Turismo Ecológico

Preserve a natureza e todos os seus recursos.”

Por promover um contato mais próximo entre as pessoas e os recursos naturais, o turismo ecológico incita um cuidado com a natureza, um contato sem agredi-la. Existe uma preocupação para que os visitantes não descartem resíduos, a fim de não prejudicar o meio ambiente.


Nesse locais, principalmente os que são unidade de conservação, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, tem inúmeras restrições de acesso, e devem ser acompanhados de guias especializados e preparados para manter a ordem, no diz repeito a preservação dos recursos naturais.


Alguns Destinos Turismo Ecológico


De norte a sul do Brasil existem destinos para o ecoturismo, agora vamos dar exemplo de alguns. Qual o seu próximo destino?

Fotos/Fonte: Folha; Pinterest

7 visualizações0 comentário
bottom of page