top of page
  • Foto do escritorEcobio

A Saúde e a Sustentabilidade

Atualizado: 21 de jul. de 2020

A nossa saúde depende da saúde do planeta

Sustentabilidade nem sempre está relacionada apenas com a questão ambiental, mas também engloba aspectos econômicos, sociais e culturais, uma conjunção de fatores que tem tudo a ver com a ideia de saúde integral.


Sustentabilidade e saúde estão mais relacionadas do que podemos imaginar. Atitudes sustentáveis podem trazer grandes benefícios para a saúde, do mesmo modo que atitudes saudáveis podem estimular a sustentabilidade.


Ao mesmo tempo, é válido considerar que, “se desenvolvimento sustentável é aquele que garante as melhores condições de vida das gerações futuras, ele simplesmente não acontecerá se nossos netos e bisnetos tiverem sua saúde prejudicada por efeitos da escassez de recursos e das mudanças climáticas”, como afirmou a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland.


Ter saúde não significa apenas estar bem fisicamente


A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que o conceito vai além da ausência de enfermidade, aliando o bem-estar físico, mental e social. Para a psicologia, a noção de saúde integral, que engloba o bem-estar físico, espiritual, intelectual, ocupacional, financeiro, emocional, meio ambiental, social e cultural. Segundo essa vertente, se um desses aspectos não está bem, o ser humano como um todo também não estará.


Diante disso, é notável que saúde e sustentabilidade têm vários fatores de influência em comum. O meio ambiente é também uma dimensão com grande influência sobre a nossa saúde. Um meio ambiente sustentável é fundamental para uma vida saudável. Ou, em outras palavras, nossa saúde também pode ser afetada pela saúde do planeta. Atitudes ambientalmente sustentáveis, como a redução do lixo e a contenção de emissão de gases do efeito estufa, contribuem para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.


Por isso é preciso consumir alimentos orgânicos, fazer caminhadas, trilhas, trocar o carro pela bicicleta, praticar o cooperativismo, inserir a reciclagem na sua cultura, e por ai vai.


Fonte: O Seu dinheiro vale mais






12 visualizações0 comentário
bottom of page